Estratégia de Search Engine Optimization (SEO) que vem conquistando espaço e apresentando bons resultados durante os últimos anos, o Topic Cluster ajuda a obter tráfego, gerar autoridade e, finalmente, conquistar leads. Entenda como funciona essa estratégia e como utilizá-la no trabalho de marketing digital de sua marca.
O que são Topic Clusters?
A estratégia de topic clusters nada mais é do que organizar os conteúdos de uma página de forma clara tanto para os usuários quanto para o Google. Acontece que, na maioria dos sites, os menus são organizados de tal forma que facilita a experiência do usuário, mas ao chegar nos blogs os conteúdos parecem soltos, perdidos, difíceis de serem filtrados pelos usuários.
Mesmo com diferentes categorias e subdivisões para organizar o conteúdo nos blogs, os usuários têm dificuldades para explorar temas a fundo, já que diferentes artigos podem falar de um mesmo tema, mas serem organizados em categorias diferentes, dificultando a experiência do leitor.
O topic cluster é uma forma de oferecer um conteúdo completo sobre um determinado tema, abrangendo as diferentes abordagens em uma única página pilar, mas mantendo hiperlinks para todos os conteúdos relacionados (e deles para as páginas pilar), tornando muito mais fácil para o usuário explorar os diferentes artigos relacionados a um mesmo tema.
Além de melhorar a experiência do visitante, a estratégia de topic clusters também é ótima para o SEO da página, já que o Google e outras ferramentas de pesquisa conseguem identificar a palavra-chave genérica e as palavras-chave relacionadas com muito mais facilidade pela página pilar e pelos conteúdos relacionados à ela.
Ao linkar todos os conteúdos relacionados em uma página pilar, o SEO dela é fortalecido, com construção de credibilidade e centralização de informações relevantes para o público pesquisador.
Existem dois tipos diferentes de páginas pilar, o primeiro é a página épica, que dispõe de um conteúdo super completo, abordando todos os tópicos relacionados a um tema em um único artigo e linkado-os com os artigos relacionados.
O segundo tipo é a página de referência, em que apenas são reunidos os diferentes links para os artigos que abordam os diferentes tópicos relacionados de um tema.
Como realizar a estratégia de Topic Clusters
Se tem ou deseja desenvolver um blog para sua marca com diferentes conteúdos dos mais variados temas relacionados à sua atuação, produtos e serviços, é interessante contar com uma página pilar do tipo página épica. Construa um conteúdo completo sobre um tema e ligue-os aos artigos existentes e aos novos artigos que abordam os tópicos relacionados.
Já se você não tem uma estratégia de conteúdos definidos, pode começar criando uma página de referência com links para conteúdos em diferentes sites e utilizar como uma moeda de troca para realização de link building e fortalecimento do SEO da página.
A página de referência é uma alternativa para marcas que ainda não tem um blog estruturado, mas é importante investir na produção de conteúdo próprio e uma página épica para garantir os melhores resultados em SEO. Levando a melhores posicionamentos nas páginas de pesquisa, mais visitas às suas páginas e à conquista de leads cada vez mais qualificados.
Construir conteúdos relevantes e realizar estratégias de SEO efetivas não são tarefas fáceis. É preciso fazer um planejamento completo levando em consideração o perfil de seu público-alvo, suas dores e interesses e considerando como sua marca, produtos e serviços podem se apresentar como soluções à este público.
Depois, chega a hora de pensar nos conteúdos que serão construídos e como eles serão disponibilizados e apresentados ao público para gerar um bom reconhecimento de marca e resultados expressivos.
Dentro de cada etapa há vários fatores a serem considerados e é preciso contar com o auxílio de profissionais qualificados, que entendam tudo sobre SEO e tenham o conhecimento necessário para construir estratégias e conteúdos relevantes e eficientes na busca por leads
Procure uma empresa especialista em comunicação no ambiente digital. Fale com a Trama Digital e entenda como ajudamos seu negócio a construir uma presença marcante e positiva no ambiente digital. Conheça as soluções que oferecemos para sua marca!